DISTRITO DO IPIRANGA

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Ipiranga é um distrito localizado na zona sudeste do município de São Paulo, cujo nome foi extraído do córrego que o corta, e cujo nome significa, em tupi-guarani, rio vermelho, devido às águas barrentas do riacho. Neste bairro está localizado o Parque da Independência, local onde, conforme a tradição histórica, o imperador Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil, além do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, com arquitetura em estilo clássico, que guarda um grande número de relíquias do período colonial brasileiro, e do Museu de Zoologia. O distrito é servido pelas estações Ipiranga (CPTM), Tamanduateí (CPTM e Metrô), Santos-Imigrantes (Metrô), Alto do Ipiranga (Metrô) e Sacomã (Metrô).

História

A história do Ipiranga, desde o início, está associada aos deslocamentos entre a capital e o litoral paulista. Devido ao posicionamento geográfico, a região era passagem obrigatória daqueles que, vindo do núcleo central da cidade, se dirigiam aos caminhos que permitiriam cruzar a serra do mar em direção à baixada santista.

Isso fez com que o bairro entrasse para a História do Brasil ao se tornar cenário do evento em que Dom Pedro I, vindo de uma de suas andanças pela cidade de Santos, decide proclamar a independência do Brasil em uma de suas paradas às margens do riacho do Ipiranga. O episódio ficou registrado no famoso quadro de Pedro Américo e na letra do Hino Nacional Brasileiro.

Posteriormente, a inauguração da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, em 1867, permitiu que a região, até então um lugarejo nos arrabaldes da cidade de São Paulo, se integrasse definitivamente à malha da cidade.

Também por causa da ferrovia o Ipiranga começou a ser caracterizado como um bairro industrial, já que muitas fábricas aproveitavam as facilidades proporcionadas pela proximidade com os trilhos que ligavam a cidade tanto com o litoral como com o interior para se estabelecerem na região.

A região próxima ao Rio Tamanduateí era tão caracterizada pelas indústrias, que os bondes e ônibus que para lá se dirigiam tinham no letreiro o título Fábrica.

Em 1947, a inauguração da Rodovia Anchieta só viria reforçar essa vocação, trazendo uma nova leva de indústrias para a região.

Paralelamente, a Rua Bom Pastor e Avenida Dom Pedro I, ficaram caracterizadas por casarões de famílias abastadas e pela classe média que trabalhava nas fábricas ou em outros bairros de São paulo. Enquanto isso, na Avenida Nazaré, que corria ao longo do topo da colina do Ipiranga, instituições de ensino ou caridade ligadas à igreja católica, despontavam ocupando parte do espaço.

A partir dos anos 70, por motivos principalmente econômicos, o Ipiranga começou a perder essas indústrias para outras regiões e outras cidades. Os espaços vacantes passaram a ser gradualmente ocupados por comércio, serviços e, mais recentemente, por grandes empreendimentos residenciais.

Hoje

Região comercial do distrito.

Atualmente o distrito está passando por um intenso desenvolvimento, com a construção das estações Alto do Ipiranga e Sacomã (duas das mais modernas da cidade) do metrô , a chegada doExpresso Tiradentes sobre a Avenida do Estado, e uma grande especulação imobiliária, com a construção de diversos edifícios (verticalização), na maioria deles, residencial.

A verticalização fez com que as poucas casas do bairro se tornassem objeto de desejo e de especulação imobiliária, e como conseqüência, ficaram altamente valorizadas.

O metrô desenvolveu a mobilidade da região, fazendo com que os carros e motos, muitas vezes, sejam trocados por ele, ocasionando uma melhora no trânsito da região. Na divísa com São Caetano do Sul, está localizado o bairro de Vila Heliópolis, o qual se deriva da favela de Heliópolis, a maior de São Paulo. A atual localização do bairro junto a algumas de suas cercanias (hoje o distrito de Sacomã), era a antiga Heliópolis, porém, nos dias atuais, a área horizontal, carente e com falta de infra-estrutura foi reduzida em grande parte, ocasionando uma boa melhora na qualidade de vida do bairro, com a verticalização urbanização e regularização das áreas de risco.

Distrito paulistano do
Ipiranga
Museo do Iparanga São Paulo, Brazil.jpg

Área 10,5 km²
População (50°) 94.787 hab.(2010)
Densidade 90,27 hab./ha
Renda média R$ 1.593,00
IDH 0,883 - elevado (35°)
Subprefeitura Ipiranga
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica 5

 


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