DISTRITO DO SACOMÃ

Home > Área de Atuação > DISTRITO DO SACOMÃ

 Sacomã é um distrito situado na região sudeste da cidade brasileira de São Paulo.

Região historicamente de ocupação proletária, com forte presença de imigrantes espanhóis e italianos no século XX, serviu como moradia para trabalhadores de indústrias do Ipiranga, da Mooca e do ABC Paulista. Desse distrito parte a rodovia Anchieta, ponto de saída do município de São Paulo para o litoral.

Do ponto de vista cultural e tradicional, o distrito do Sacomã é ligado ao bairro do Ipiranga. A região tradicionalmente chamada de Sacomã, correspondente à área comercial localizada nas últimas quadras da Rua Silva Bueno, Rua Greenfeld, Rua Agostinho Gomes e Rua Bom Pastor, onde se encontra o terminal de ônibus Sacomã.

Recebeu recentemente um novo terminal de ônibus, o Terminal Sacomã, recebendo ônibus de pontos da zona Sul de São Paulo e do ABC. É junto a esse terminal que se inicia a primeira linha do Expresso Tiradentes (denominação atual do antigo Fura-Fila).

No dia 30/01/2010 foi inaugurada a Estação Sacomã do Metrô próximo ao Terminal de ônibus "Expresso Tiradentes", a estação é da linha 2-Verde, e foi considerada, pelo menos no dia de sua inauguração, a estação de metrô mais moderna da América Latina.

Distrito paulistano do
Sacomã
Expresso tiradentes - 001.jpg

Área 14 km²
População (9°) 237.769 hab.(2010)
Densidade 167,44 hab./ha
Renda média R$ 1.149,23
IDH 0,839 - elevado (55°)
Subprefeitura Ipiranga
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica 5

 


Área de Atuação:

Sobre a Saúde
Sobre o Jabaquara
Sobre o Ipiranga
Sobre o Cursino
Sobre o Sacomã

Voltar ao Topo 

Para mais informações estamos a sua disposição, entre em contato conosco!